Tendências, desafios e oportunidades para 2024

É indiscutível que os hábitos de consumo do dia a dia influenciam o modo como as organizações devem se comunicar com seus parceiros, clientes, consumidores e, sem dúvidas, suas lideranças e pessoas colaboradoras. Isso significa, na prática, que é preciso compreender as tendências e encontrar a melhor forma de adaptá-las para a realidade de cada negócio. 

O meio digital, por exemplo, já se tornou parte da rotina da maioria das pessoas e empresas. O Brasil, inclusive, tem a quarta maior população digital do mundo com 133 milhões de pessoas, ficando atrás apenas da Índia, Estados Unidos e Indonésia, segundo o estudo Benchmarks Consumo Digital no Brasil, lançado recentemente.

Por isso, muitas das tendências de comunicação para 2024 estão relacionadas ao universo digital, porém é possível que as mídias tradicionais continuem sendo a melhor opção em determinadas situações (o que pode ser identificado mais assertivamente por meio de pesquisas e diagnósticos estratégicos).

A Inteligência Artificial já é uma realidade e segue em expansão. A empresa de consultoria Gartner prevê que, até 2025, 75% das grandes empresas irão utilizar a IA em pelo menos uma função empresarial, seja na automatização de tarefas, personalizando experiências ou aprimorando processos.

Na comunicação, ela pode ser empregada para analisar o perfil de consumo de conteúdos, coletar dados, automatizar atendimentos em canais digitais (como nos casos de implementação de assistentes virtuais/chatbot), otimizar campanhas de marketing (com o uso na busca por palavras-chaves, por exemplo), geração de relatórios, traduções automáticas, dentre outras funcionalidades.

Portanto, certamente, a Inteligência Artificial estará cada vez mais presente no seu dia a dia de trabalho, assim como o próximo item.

Se estamos falando de dados, é evidente que eles precisam ser coletados, analisados e utilizados para compreensão e tomadas de decisão. Existe uma série de ferramentas disponíveis que podem ser usadas para obtê-los e que podem se encaixar às suas necessidades. Mas, em primeiro lugar, é preciso definir métricas e o que deseja alcançar.

As tecnologias ajudam a democratizar a informação e reduzem custos, mas não fazem tudo sozinhas e muito menos substituem o fator humano. Empatia, humor e sensibilidade ainda são exclusivas das pessoas. Humanizar a comunicação não pode ficar em segundo plano. Com discurso autêntico e próximo criamos relações de credibilidade e confiança. Nosso público quer se sentir ouvido e compreendido e uma resposta automática nem sempre é a solução.

Nunca saem de moda

E o que falar sobre os vídeos, que são os preferidos de três a cada quatro profissionais (de acordo com um relatório da Ragan Insider)? Além da preferência, os vídeos facilitam o processamento mais ágil de informações (um levantamento da HubSopt indica que 90% dos dados que chegam ao nosso cérebro estão na forma visual). Isso explica o sucesso do YouTube (segundo site mais visitado do mundo, ficando apenas atrás do Google) e de redes sociais como o Tik Tok, que já alcançou mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo!

Os levantamentos apontam ainda os boletins informativos por e-mail (newsletter) como forte tendência para 2024, isso porque o e-mail continua sendo uma ferramenta poderosa para a comunicação interna.

Muitas empresas estruturam sua rede de canais, contemplando as várias personas mapeadas, alcançando mais amplitude na comunicação. Essa também é uma alternativa muito eficaz!

Em 2024, plataformas como o LinkedIn e o X (Twitter) seguirão sendo excelentes canais para as organizações, que devem manter a aposta na geração de conteúdo original, publicação de artigos, debates e compartilhamento de ideias, gerando conexões com as pessoas.

Embora existam muitos acessos por meio do desktop, especialmente em ambientes administrativos, é preciso atender àqueles colaboradores que estão na rua. E aí entra a necessidade de pensar os conteúdos também para a comunicação móvel. Ou seja, testar a experiência dos usuários nesses canais é imprescindível.

Se existe um requisito que não deixa de ser tendência, é a autenticidade e a transparência na comunicação! Afinal, são atributos muito valorizados pelas pessoas. 

Você mesmo não se sente mais atraído(a) por uma comunicação genuína, pessoal e que estabelece conexões emocionais e autenticidade?

Nós estamos de olho nesses movimentos e na evolução do nosso mercado. Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro das novidades!

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