Muitas lideranças acreditam no potencial de oferecer um ambiente de trabalho saudável e de realizar ações que promovem o bem-estar dos seus colaboradores. Afinal, são inúmeros os benefícios que surgem como consequência da eficiência das práticas corporativas, impactando até mesmo nos resultados do negócio.
O clima organizacional indica a eficiência dessas iniciativas e sinaliza, também, quando é preciso recalcular a rota. Mas como saber qual é a perceção dos colaboradores sobre a organização em que trabalham?
Um dos mecanismos é realizar uma pesquisa de clima organizacional, que visa diagnosticar pontos positivos, oportunidades de melhoria, além de outras questões, que são analisadas de acordo com o objetivo e a metodologia aplicada.
Identificando o clima organizacional, a pesquisa também é relevante para contribuir com a entrada ou a permanência em rankings de melhores empresas para trabalhar.

Ela pode ser aplicada agregando diferentes grupos, como lideranças e profissionais de áreas diversas. Ao envolver todo o time, é possível obter resultados mais sólidos e assertivos, pois todos cumprem um papel fundamental na construção do dia a dia do negócio.
🎯
Por meio da pesquisa,é possível analisar itens como:

Identificação com a organização e seu propósito

Nível de engajamento e pertencimento (orgulho de fazer parte)

Sentimento
de recompensa

Eficiência da
comunicação

Oportunidade
de carreira

Treinamento e
desenvolvimento

Atuação das
lideranças

Ambiente de trabalho
e qualidade de vida
✅
Quais são os benefícios da implantaçãode ações voltadas para o diagnóstico?

Consolidação de
proposta de valor

Retenção
de talentos

Atração
de talentos

Fortalecimento da cultura, estratégia e gestão

Mensuração e gerenciamento
de resultados
Oportunizar às pessoas colaboradoras um momento para opinarem sobre a organização, trazerem suas considerações e participarem do futuro do negócio gera um sentimento de pertencimento e de confiança.
Esse laço é estimulado ainda mais no período pós-pesquisa, com a realização de ações concretas feitas a partir do diagnóstico.
📊
Qual é o momento idealpara fazer essa pesquisa?
Os contextos variam muito, pois ela pode ser aplicada pela primeira vez em uma organização que deseja fortalecer o relacionamento com suas pessoas; pode ser aplicada recorrentemente, com a finalidade de evoluir e de abranger o maior número de profissionais (se teve crescimento no número de colaboradores ou se abriu uma nova filial, por exemplo); pode ser aplicada em um momento desafiador, em que o clima organizacional exige melhorias, dentre outras situações.
Em mais de uma década de história, a iNÓSS aplicou mais de 20 pesquisas, com uma metodologia desenvolvida exclusivamente, apresentando diagnósticos precisos e soluções personalizadas.
Por meio do nosso trabalho, temos muito orgulho de ter contribuído para transformar organizações dos mais variados setores, construindo experiências para marcas que têm gente como o maior ativo.