O ranking Great Place to Work (GPTW) tem se consolidado como um indicador para as empresas que buscam excelência em suas práticas de gestão de pessoas. Em sua 14ª edição no Rio Grande do Sul, a premiação não apenas reconhece as empresas que se destacam pelas propostas de valor entregues aos seus colaboradores, mas também oferece bons insights sobre as práticas que moldam esses ambientes de trabalho.
Aproveitamos o lançamento do relatório do ranking 2024, para explorar os principais destaques deste ano, comparando-os com os anos anteriores e traçando um perfil das empresas e profissionais que estão redefinindo o conceito de excelência no trabalho.
O que as melhores empresas para trabalhar no Rio Grande do Sul têm em comum?
As empresas premiadas pelo ranking gaúcho em 2024 compartilham o compromisso com a inovação e o bem-estar das suas pessoas colaboradoras. Assim como em 2023, 94% das empresas adotaram práticas de saúde mental e bem-estar.
Além disso, 60% oferecem bolsas de estudo para graduação ou pós-graduação, demonstrando um investimento significativo no desenvolvimento profissional de seus colaboradores.
Qual é o perfil dos profissionais que trabalham nas melhores empresas?
O perfil dos colaboradores tem uma ligeira predominância masculina. Em 2024, 38% dos postos de trabalho são ocupados por mulheres, uma pequena queda de 2 pontos percentuais em relação a 2022 e 2023.
A faixa etária mais representativa é de 26 a 34 anos, compondo 31% da força de trabalho. Um dado que chama a atenção é que 54% dos colaboradores possuem ensino médio completo ou menos, um aumento gradual ao longo dos anos.
Quanto ao tempo de empresa, em 2024, 46% dos colaboradores têm até 2 anos de empresa, uma queda em relação aos 51% de 2022. Por outro lado, a faixa de 2 a 5 anos de empresa cresceu 4 pontos percentuais, chegando a 26% em 2024, o que sugere uma tendência de maior retenção de talentos nas empresas do ranking gaúcho.

Quais os principais destaques comparativos entre os dados de 2023 e 2024?
Um dos destaques mais significativos é a redução na taxa de turnover voluntário, que caiu de 11% em 2023 para 9% em 2024, indicando um aumento na satisfação e retenção de talentos. A taxa de admissões apresentou crescimento, passando de 28% em 2023 para 36% em 2024, enquanto as demissões tiveram um leve aumento de 11% para 14%. Esses números são particularmente admiráveis considerando os desafios enfrentados pelo estado no enfrentamento às enchentes em 2024.
Quando olhamos para a diversidade de gênero em cargos de gestão, houve uma pequena queda na representatividade feminina na alta liderança, passando de 32% em 2023 para 26% em 2024. Contudo, na média liderança, observou-se um aumento constante, com a participação feminina crescendo de 28% em 2022 para 38% em 2024. Os números indicam um progresso gradual, mas também o caminho a percorrer para alcançar a equidade de gênero nos níveis mais altos de liderança.

Quais os principais dados sobre modelo de trabalho híbrido e remoto em 2023/2024?
O trabalho flexível continua sendo uma tendência forte, embora com algumas mudanças. Em 2024, 76% das empresas ranqueadas oferecem jornada/modelo híbrido, uma queda de 9 pontos percentuais em relação a 2023.
O home office também apresentou uma leve redução, passando de 88% em 2023 para 84% em 2024. Apesar das reduções, a flexibilização do trabalho segue muito presente na estrutura das empresas, refletindo a adaptação contínua aos novos modelos de trabalho pós-pandemia.

Quais os principais motivos de permanência dos colaboradores nas empresas?
Os principais motivos de permanência dos colaboradores nas empresas premiadas em 2024, foram a oportunidade de crescimento lidera como o principal motivo, citado por 45% dos funcionários, seguido pela qualidade de vida (24%) e alinhamento de valores (12%).
É notável o aumento na importância da qualidade de vida, que cresceu 8 pontos percentuais desde 2022, refletindo uma mudança nas prioridades dos colaboradores e revelando aspectos importantes da cultura organizacional das empresas.
Quais as afirmativas possuem as melhores notas avaliadas e qual sua reflexão sobre isso?
As afirmativas com as maiores notas demonstram o quanto a construção de espaços de trabalho mais diversos, respeitosos e seguros têm sido cada vez mais valorizados pelos colaboradores.
A afirmativa “As pessoas aqui são bem tratadas independentemente de sua cor ou etnia” recebeu uma nota de 98, seguida de perto por “As pessoas aqui são bem tratadas independentemente de sua orientação sexual” e “As pessoas aqui são bem tratadas independentemente de seu gênero”, ambas com 97 pontos.
Em conclusão, o relatório da GPTW 2024 do Rio Grande do Sul revela um cenário de empresas comprometidas com o bem-estar, desenvolvimento e flexibilidade de seus colaboradores. Apesar dos desafios enfrentados, as empresas ranqueadas demonstram resiliência e capacidade de adaptação, mantendo um foco constante na qualidade de vida e na experiência dos funcionários.
Outro ponto de destaque foi o progresso na diversidade de gênero em níveis de média liderança e o forte compromisso com práticas inclusivas. Esses insights oferecem um valioso guia para empresas que aspiram criar ambientes de trabalho cada vez melhores, para promover não apenas o sucesso organizacional, mas também o crescimento e a satisfação individual de seus colaboradores.