A cultura de marca é amplamente discutida como um recurso para aumentar a satisfação e o comprometimento dos colaboradores de uma empresa. Ela é o que define o DNA da marca, a partir do seu propósito, seu conjunto de valores e as práticas empregadas tanto no dia a dia entre seus líderes e funcionários, como na experiência dos seus clientes.
Além de estar presente em todos os aspectos da rotina da empresa, a cultura organizacional tem impacto antes mesmo do primeiro dia de trabalho dos novos colaboradores. Seja na atração de talentos ou no estabelecimento da identidade da empresa frente a todos que entram em contato com ela, a cultura é uma ferramenta estratégica que ajuda a moldar a percepção que candidatos e novos profissionais têm sobre a marca.
Qual a importância da cultura de marcaantes do primeiro contato com a empresa?
Atração dos talentos certos
Uma cultura de marca bem estabelecida e comunicada de forma assertiva ajuda a alinhar as expectativas e esclarecer os valores para possíveis talentos, encontrando candidatos que compartilham de visões alinhadas à da empresa. Além de facilitar o processo seletivo, isso também pode resultar em uma maior permanência dos colaboradores na empresa.
Empregar a cultura de marca na linguagem da empresa, na forma de comunicar vagas e conversar com talentos, é uma forma de fortalecer a experiência do candidato. O contato direto com a cultura da empresa desde o primeiro momento demonstra respeito por quem entra em contato com ela e coerência no seu discurso organizacional.
Fortalecimento da marca empregadora
Conexão com o DNA da marca
Nos canais de comunicação do negócio, como as redes sociais e o site institucional, a presença da cultura de marca mostra quem a empresa é além dos seus produtos e serviços. Este ato reforça a identidade organizacional e gera identificação com seus seguidores e possíveis talentos.
Existem diversas práticas que podem ser aplicadas para incorporar a cultura de marca em todos os momentos da prospecção e retenção de talentos.
Vagas: além de descrever tecnicamente as vagas e funções, aproveite o espaço para falar sobre como é trabalhar na empresa, apresentar o seu dia a dia, práticas internas e destacar pontos de interesse para os candidatos.
Recrutamento: utilize uma linguagem alinhada à cultura organizacional nas entrevistas, para que os candidatos tenham um contato mais próximo com a empresa e uma experiência mais autêntica.
Onboarding: apresente os valores, histórico e práticas diárias da empresa desde o primeiro dia dos novos colaboradores, alinhando suas percepções do propósito da marca e promovendo o pertencimento.
Autenticidade: compartilhe fotos reais, depoimentos e informações tangíveis sobre a empresa nos seus canais de comunicação, promovendo a transparência e a aproximação entre os talentos e a realidade da marca.
É importante entender o impacto da cultura de marca e como ela influencia os diferentes públicos da sua empresa, para garantir que seu discurso e suas práticas estejam alinhados aos seus objetivos.