Ao iniciarem sua jornada no Instituto do Câncer Infantil (ICI), colaboradores e voluntários recebem o Código de Conduta e Ética. Porém, com o passar do tempo, ele acaba sendo pouco trabalhado na rotina das equipes.
A partir da necessidade de trazer os assuntos do Código para o dia a dia, surgiu um desafio: transformar um documento denso e técnico em conteúdos lúdicos, que despertassem o interesse e gerassem conexão, promovendo o engajamento dos colaboradores e voluntários.
Com isso, criamos a campanha “Atitude transforma, respeito fortalece.”, que reunia diversas ações com o objetivo de atender ao desafio proposto.
No planejamento, prevemos a atualização do próprio Código, o alinhamento entre as lideranças e a criação de Multiplicadores de Ética para ajudar a disseminar o conteúdo do documento. Além disso, pensamos em diversas ações que gerassem conexão entre o Código e os colaboradores e voluntários, como rodas de conversa, capacitações, caixa de dúvidas anônimas para receber questionamentos e o Drops de Ética.
O Drops é uma série de histórias em quadrinhos que trazem situações do cotidiano do ICI, em que um princípio ético ou regra do Código é testada ou mal interpretada. Exemplos: um comentário inadequado no corredor, uma dúvida sobre como lidar com informações confidenciais de um paciente, uma observação sobre desperdício de materiais, um conflito interpessoal. O objetivo é que o leitor se reconheça nas situações ou conheça algum colega que já passou por algo similar.
Os Drops são estruturados a partir de tópicos destacados no próprio Código de Conduta e Ética, que são os temas das histórias em quadrinhos, como assédio moral e sexual, diversidade e inclusão, gestão da informação e confidencialidade, conflito de interesses, entre outros.
O projeto conta com personagens criados especialmente para o Drops, divididos em protagonistas diversos (representando diferentes funções e perfis do ICI), novatos e o guia ético, que conduzem as histórias de maneira didática para os leitores.
Júlia Herzog
Gestora de Contas e Planejamento da iNÓSS
A partir da necessidade de dar destaque a alguns pontos do Código de Conduta e Ética e com base em referências de outros projetos e formatos diferentes de conteúdo, surgiu a ideia de criar histórias em quadrinhos que abordassem os assuntos de forma lúdica e em uma linguagem que fosse mais interessante para os colaboradores e voluntários, usando situações do dia a dia.”
Em relação à linha visual, o Drops de Ética foi pensado a partir de três pilares:
Alinhamento com a identidade da campanha: utilização de cores vibrantes e grafismos orgânicos
e arredondados, trazendo o conceito visual de elementos de histórias em quadrinhos.
Ícones minimalistas: agregam mais significado
e representam as relações humanas.
Clareza e simplicidade: desenhos claros e de fácil leitura, sem excesso de detalhes que possam
desviar a atenção da mensagem principal. A expressão dos personagens transmite empatia
e a emoção adequada para cada cena.
Nicole Junges
Líder de Design
da iNÓSS
Nosso desafio foi desenvolver um sistema de design que fosse replicável e, ao mesmo tempo, visualmente alinhado
à campanha do Código de Conduta e Ética. Por isso, criamos uma estrutura modular de personagens para fazer com que
as pessoas se reconhecessem e se sentissem pertencentes
e visíveis. O objetivo foi consolidar uma identidade visual proprietária para o projeto, além de trazer representatividade e mostrar respeito às pessoas do ICI.”
O primeiro contato dos colaboradores e voluntários com o Drops de Ética foi em um vídeo especial, em que os personagens foram apresentados demonstrando como eles iriam ajudar a compreender melhor o Código de Conduta e Ética. A cada mês, um tema é abordado na história em quadrinho.
Caroline Martins
Coordenadora de Recursos Humanos e Voluntariado do ICI
Percebemos o impacto quando divulgamos a inscrição para os Multiplicadores do Código de Conduta, e para a nossa surpresa tivemos uma adesão maior do que o esperado. Além disso, ter trazido personagens com os temas do Código nas histórias em quadrinhos, como ‘relações interpessoais’ e ‘diversidade e inclusão’, fez com que o nosso público interno se identificasse com eles, trazendo mais engajamento.”
Ao deixar os princípios éticos em evidência e relacionáveis no cotidiano, a campanha e o próprio Drops de Ética garantem que o Código de Conduta seja um documento vivo e em constante discussão entre os colaboradores e voluntários. O engajamento atingido também demonstra que a inovação na comunicação é fundamental para fortalecer o senso de pertencimento e a responsabilidade coletiva.
Fique ligado no nosso blog e redes sociais para saber mais sobre nossos cases e outros conteúdos interessantes do universo da comunicação interna, endomarketing e employer branding.







