Unimed VTRP

UniFlow

 

 

CONTEXTO

 

No início de 2023, a Unimed VTRP necessitava qualificar os processos e ferramentas de comunicação para colaboradores e cooperados. Para solucionar isso, seguimos algumas etapas importantes:

Pesquisa e diagnóstico: a partir da realização de grupos focais, reuniões de imersão e assesmets de cultura,
foi possível aprofundar o funcionamento de cada área
da cooperativa, estudar a cultura organizacional na visão
dos cooperados e colaboradores e entender como evoluir
a comunicação com esses públicos.

Definição de canais: nessa etapa estruturamos a nova Plataforma de Canais de cada público, elaborando canais e planos editoriais, focados nas particularidades de cada grupo.

Desenvolvimento de identidade visual: a partir da
definição dos canais, foi possível criar a identidade
e o nome para a plataforma.

Metodologia UX/UI: com as etapas iniciais concluídas, definimos uma metodologia para garantir uma navegação fluida e de fácil acesso em todos os pontos de contato.

Campanha de lançamento: realizamos a campanha
de lançamento a fim de comunicar todos os colaboradores
e cooperados das novas atualizações.

LINHA CRIATIVA

A comunicação atual exige velocidade e fluidez.

As necessidades dos usuários evoluem constantemente, mas sempre buscam uma experiência cada vez melhor,
a fim de se sentirem parte e
estarem conectados.

Para inspirar o cuidado, precisamos começar cuidando da nossa comunicação.

Afinal, o cuidado é o que nos UNE, mas o que nos conecta é a comunicação que FLUI.

A partir do naming definido, desenvolvemos os desdobramentos nos canais para cada público.

Canais Cooperados
Canais Colaboradores

ESTRATÉGIA DE LANÇAMENTO

Para o lançamento da nova Plataforma de Canais, consideramos inicialmente os públicos envolvidos:

  • Influenciadores culturais
  • Consultoras
  • Grupo editorial
  • Colaboradores
  • Cooperados (médicos)
  • Cooperados (secretariado)

Alinhamento: o foco principal dessa etapa era lançar em primeira mão a Plataforma, apresentando as estratégias e reforçando a responsabilidade de cada público envolvido nessa etapa – influenciadores, consultoras e grupo editorial.

Teaser: a fim de criar uma expectativa e gerar curiosidade com foco nos colaboradores e cooperados.

Lançamento: nessa etapa, comunicamos a todos
os públicos que a Plataforma está disponível.
Fizemos isso através de um vídeo, peças de comunicação, edição especial de conteúdos para colaboradores
e cooperados, além de uma ação para o público interno, visando interação e engajamento.

Papo aberto: esse momento do plano foi pensado para sanar possíveis dúvidas e trazer mais informações sobre
a Plataforma.

Vídeo tutorial: já na penúltima etapa do plano,
o objetivo era detalhar as possibilidades de acesso
e auxiliar no uso da Plataforma.

Integração: por fim, foi realizado um evento de integração entre os cooperados que buscou o engajamento, reforçar conceitos do cooperativismo e da comunicação.

Porto Alegre / RS
Instituto Caldeira
São José, 455
Navegantes

Contato
[email protected]

Trabalhe com a gente!
[email protected]