Corsan

Plataforma de Canais info+

CONTEXTO

Entre 2021 e 2022, realizamos o projeto de criação da Plataforma de Canais da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento). A partir da aplicação de uma Pesquisa de Endomarketing e Comunicação Interna, obtivemos um diagnóstico que possibilitou um estudo assertivo para a implementação de canais de acordo com o perfil do público interno, potencializando conteúdos e informações da Companhia.

Etapa 1:

Pesquisa e Diagnóstico:
a primeira etapa do projeto foi a aplicação de uma Pesquisa de Comunicação, realizada com uma metodologia exclusiva da iNÓSS. Por meio de questionários e grupos focais, o público da Corsan foi analisado e mapeado, assim como comportamentos e hábitos de consumo para, a partir disso, evoluir o projeto.

Etapa 2:

Estruturação da Plataforma:
estruturamos a Plataforma de Canais, que ganhou o nome de “Info+”. Nesse momento, definimos quais canais de comunicação seriam desenvolvidos, bem como as linhas editoriais a serem abordadas, a periodicidade e o fluxo de atualização.

Etapa 3:

Identidade Visual e Implementação dos Canais:
com a definição dos canais de comunicação (site, podcast, mural, Newsletter geral e para as lideranças, revista digital e impressa e WhatsApp), passamos para a etapa de produção visual, implementação e publicação da Plataforma.

Etapa 4:

Campanha de lançamento:
com todas as etapas concluídas, desenvolvemos a campanha de lançamento para divulgar a novidade internamente. 

LINHA CRIATIVA

O nosso desafio foi criar uma marca que unisse uma visão de conexão e evolução, reforçando que a informação nos faz evoluir.
Destacamos o símbolo +, buscando dissociá-lo das ideias de cruz e de saúde.
Com essas premissas, desenvolvemos o info+:

O conceito “A Corsan Conectada” serviu de apoio para todos os discursos. Dessa forma, mostramos que a Plataforma de Canais de Comunicação Interna é uma rede de meios que visa aproximar e tornar a comunicação mais acessível.

Cada canal recebeu o seu nome e assinatura.

ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO

Para divulgar a Plataforma de Canais, estruturou-se um plano considerando três etapas: 

Pré-lançamento: etapa inicial que teve como objetivo o alinhamento com os multiplicadores de comunicação e membros do Comitê Editorial para transmitir uma mensagem de responsabilidade e apoio mútuo, por meio de alinhamentos, treinamentos e materiais de consulta para apoio.

Lançamento: momento para apresentação dos novos canais, simultaneamente em todas as unidades da Companhia. As ações foram marcadas por ativações que apresentaram de forma criativa cada um dos canais, tais como vídeos promocionais divulgando a Plataforma, materiais físicos para ambientação e iniciativas como um Jogo Dominó entregue junto com a primeira edição da Revista info+.

Pós-lançamento: o objetivo nessa etapa foi trazer a Plataforma info+ para o dia a dia dos funcionários, integrando diversas experiências de divulgação e mostrando a agilidade de informação necessária. Para isso, além da manutenção, foram realizadas entregas de brindes, materiais para consolidar os novos canais aos funcionários e veiculação de campanhas internas exclusivamente disponíveis na nova plataforma.

RESULTADOS

O QUE ALCANÇAMOS

418.303

Visualizações de páginas entre dezembro de 2021, quando o Site info+ foi lançado, até setembro de 2023.

40.281

Usuários consumindo conteúdo e informação nesse mesmo período.

Comunicação mais assertiva, informativa e acessível para todos.

Porto Alegre / RS
Instituto Caldeira
São José, 455
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